O que é o MAP (Preço Mínimo Anunciado) e Como as Ferramentas de Monitoramento Podem Ajudá-lo

MAP ou Preço Mínimo Anunciado é uma política que estabelece o preço mínimo de anúncio com o objetivo de proteger a integridade de uma marca. Sua empresa utiliza-se dessa prática?

O que é um Preço Mínimo Anunciado?

MAP é uma abreviação, do inglês, Minimum Advertised Price, Preço Mínimo Anunciado. Os MAPs assumem a forma de políticas de preços desenvolvidas pelo fabricante ou marca de um determinado produto. De acordo com essas políticas, os negócios só podem anunciar produtos no preço mais baixo permitido pela política. As marcas, como padrão, estabelecem seu preço mínimo anunciado em um nível que permite aos varejistas obterem um lucro razoável em seus produtos, mantendo-se dentro de uma faixa de preço de acordo com a imagem da marca e o valor percebido.

Os MAPs estão em vigor para praticamente todos os produtos no mercado global, dependendo de onde você está no mundo, e essas regulamentações são vastas.

Por que as Políticas de MAP são tão Importantes para o Valor da Marca?

Marcas que dependem muito de sua identidade, como itens de luxo, dão grande ênfase ao uso de políticas de MAP para garantir o valor da marca. Esses negócios entendem a importância do preço para sua marca e têm interesse em manter a exclusividade.

Quais são as Vantagens de uma Política de MAP?

Para entender por que os MAPs são tão cruciais, é necessário primeiro considerar por que as marcas desejam preços mínimos de anúncio em primeiro lugar. Naturalmente, as vendas são o fator mais importante. Você quer aumentar as vendas, colocar seus produtos na frente do maior número possível de compradores e aumentar a receita. Isso é possível com uma política de preço mínimo, que é determinada com base em dados, assim, tendo como resultado o preço certo para o produto, pensando em metas de vendas.

Além disso, o MAP também é um fator significativo para a proteção da marca. Se você não tiver uma política em vigor, os revendedores podem ser tentados a listar seus produtos a um preço mais baixo. Um preço muito baixo pode destruir sua posição de preço, criando expectativas que não são razoáveis, e até mesmo improdutivas, na mente dos clientes. Além disso, pode induzir os concorrentes a baixarem seus preços, iniciando assim uma guerra de preços e uma corrida para o fundo do poço. Isso pode ser especialmente devastador para negócios de luxo ou premium, mas é prejudicial para todos, independentemente do que ou onde vendem seus produtos.

Como benefício adicional, o monitoramento de MAP pode ajudá-lo a identificar revendedores do mercado paralelo ou outros comerciantes não licenciados por meio do rastreamento de preços. Cada marca que busca consolidar sua posição de gestão de preços online deve ter um acordo de MAP em vigor com o fornecedor autorizado para garantir que o resultado final seja cumprido.

Se você tiver isso em vigor e for sinalizado com um preço significativamente mais baixo do que o que foi declarado em sua política de MAP, então você deve investigar imediatamente. É provável que este seja um fornecedor desconhecido e ilegal, contra o qual você pode tomar medidas imediatas para evitar qualquer efeito na percepção de preço de seu público.

4 Razões Pelas Quais Você Deve Monitorar os Preços de MAP

  • Era de Ouro do Mercado Livre

Se você não tiver uma solução adequada de monitoramento de preços em vigor, seus produtos estão destinados ao intervalo de preços mais baixos, pois numerosos vendedores não autorizados podem comercializar seus produtos e você não teria mecanismo para impedir isso.

  • A Natureza Competitiva do E-Commerce Necessita de Preços Competitivos

Os preços também determinam a exposição, as classificações dos vendedores e outros fatores que têm um impacto direto nas decisões de compra, destacando a necessidade de preços competitivos.

  • A Falsificação não para de crescer

Em todos os setores, a falsificação representa um risco significativo, e é crucial proteger a marca.

  • Controle sobre Vendedores Exclusivos

Acompanhar milhares de revendedores em diversos canais e marketplaces é quase impossível. Você pode considerar trabalhar com uma solução avançada de rastreamento de preços e monitoramento de MAP.

iMAP Pricing

iMAP significa Preço Mínimo Anunciado na Internet. Esta é uma variante de uma política de MAP que as marcas especificamente elaboram com a intenção de cobrir produtos vendidos online. Essas políticas frequentemente fornecem as diretrizes para lojas de e-commerce que anunciam pela web. Tradicionalmente, as políticas de MAP foram elaboradas para lidar com formas físicas (off-line) de publicidade, como catálogos, anúncios de jornal, outdoors, comerciais de televisão e outros tipos de mídia. No entanto, como o comércio eletrônico difere significativamente desses outros tipos de mídia, os fabricantes tiveram que desenvolver um novo tipo de política para lidar com as dinâmicas de mercado em mudança.

Comunicação da Política de MAP

As marcas devem desenvolver uma estratégia de comunicação para acompanhar a implementação de uma nova política de MAP. Devem fazer isso para evitar confusão e preservar um relacionamento sólido com os varejistas. Embora uma política de MAP deva ser simples de entender, os consultores jurídicos podem precisar incluir termos jurídicos no documento. Se isso acontecer, as organizações ainda podem transmitir suas políticas claramente por meio de listas de verificação, vídeos, apresentações em PowerPoint e representantes de marca bem informados. Faça tudo o que puder para informar aos varejistas como cumprir sua política de MAP.

Aplicação de MAP

As políticas de preço mínimo anunciado são rigorosas. Os varejistas enfrentam penalidades severas, oferecer um preço mais baixo do que o MAP pode resultar na exclusão de acordos promocionais futuros, bem como na rescisão de parcerias. As marcas até podem colocar os comerciantes em “tempo limite”, impedindo-os de vender para eles por um determinado período de tempo.

O que Procurar em uma Ferramenta de Monitoramento de MAP

A principal função de qualquer ferramenta de monitoramento de MAP deve ser monitorar páginas de produtos para captura de informações de mudanças de preço. 

Para qualquer produto que esteja sendo vendido online, será absolutamente vital que qualquer solução de monitoramento de MAP que você use tenha a capacidade de rastrear de forma abrangente os preços em diversos marketplaces. Você tem que rastrear preços em sites de lojas, redes sociais, marketplaces e sites de comparação de preços. É prática comum as marcas quererem fazer isso em grandes plataformas de comércio, como Amazon, Mercado Livre e outras.

Felizmente, o software de monitoramento de MAP coloca a posição e imagem de preço de sua marca sob seu controle, monitorando qualquer revendedor de seus produtos. Este tipo de software funciona controlando os preços dos vendedores para você, para que não ultrapassem o limite de MAP que você estabeleceu. A Mercado Radar combina tecnologia de ponta para permitir:

  • Monitoramento de Preços de Revendedores;
  • Notificações Instantâneas;
  • Detecção de Violações;
  • Alinhamento de Imagem de Preços.

Mais de 120 marcas e lojas estão usando e confiando em nossas soluções de monitoramento em toda a américa latina, são mais de 40 milhões de produtos monitorados todos os dias. Nossos relatórios dinâmicos ajudam você a descobrir e criar estratégias para acompanhar produtos, anúncios e te ajudar a vender mais.