5 Estratégias de Alteração de Preço para se Destacar 

Estratégias de alteração de preço são vitais no e-commerce, envolvendo precificação manual ou automação desse processo. Como sua empresa está se adaptando às demandas do mercado para otimizar os preços e impulsionar as vendas?

As estratégias de alteração de preços são essenciais para todas as empresas, permitindo que as mesmas otimizem suas operações comerciais, assim, atraindo mais clientes e aumentando o retorno sobre investimentos (ROI), além de ser um componente integral da estratégia de gestão de preços. 

Ele se refere às alterações nos preços dos produtos listados na sua loja virtual, no site do Mercado Livre ou em qualquer outro marketplace ou plataforma que você utilize para vender seus produtos. Os vendedores escolhem diferentes métodos de alteração de preço por várias razões.

Estas incluem aumento nos custos operacionais, como mão de obra, armazenamento, envio, a percepção de aumento ou diminuição do valor dos produtos e a abundância ou escassez de estoque no marketplace. Pesquisas mostram que a concorrência é o fator mais significativo que leva vendedores individuais e empresas a implementarem métodos ou estratégias de alteração de preço.

Melhores as Estratégias de Alteração de Preços

Um negócio bem-sucedido requer planejamento e preparação. Para otimizar as operações do seu negócio, é necessário focar em vários fatores, incluindo gestão de preços, monitoramento de preços, precificação dinâmica, entre outros. Por exemplo, ao aumentar os preços dos seus produtos, você pode acabar ficando com um estoque parado.

Por outro lado, as pessoas tendem a comprar mais quando os preços dos seus produtos são reduzidos, mas isso pode resultar na diminuição das margens de lucro. Por isso, é crucial escolher uma estratégia de gestão de preços ou métodos de alteração adequados. Aqui estão algumas das melhores estratégias recomendadas por especialistas.

Precificação Manual de Produtos

Definir seus preços manualmente é uma das melhores estratégias, especialmente para vendedores do Mercado Livre. Antes de investir em uma ferramenta ou aplicativo de software, recomendamos concentrar-se na precificação manual para observar os resultados e tomar uma decisão.

Aprenda como vendedores ou comerciantes fazem alterações no Mercado Livre antes de prosseguir e automatizar o procedimento. A precificação manual exige que você altere os preços de seus produtos de tempos em tempos e analise as respostas de seus clientes.

Dessa forma, você conhecerá as demandas dos seus clientes e poderá focar em estabelecer preços ótimos para seus produtos. Após alcançar uma estratégia de precificação ideal, você pode optar por um software.

Utilize um Software

O software automatiza a atualização dos preços dos seus produtos com base em vários fatores, incluindo as estratégias de precificação dos seus concorrentes. Por exemplo, quando seu concorrente altera os preços de seus produtos, o software ajustará os preços dos seus produtos para garantir competitividade no mercado.

Suponha que seus clientes tenham respondido positivamente ao seu método de alteração de preços por algumas semanas ou meses. Nesse caso, é prudente adquirir um software que analise automaticamente dados históricos e atuais. Como resultado, o software definirá preços automaticamente, economizando tempo e recursos.

Há diversos fatores a serem considerados ao escolher o melhor software de repricing para o seu negócio. Isso inclui o número de SKUs que você pode configurar usando o software, recursos de escalabilidade, configurações para diversos tipos de produtos, como simples, dinâmicos, etc., e recursos de automação e intervenção manual.

Limite a Seleção de seus Produtos

Limitar a seleção de produtos é outra estratégia. Pesquisas mostram que incluir todos os seus produtos no portfólio do Mercado Livre  usando um software não é uma abordagem ideal. Por exemplo, você pode acabar vendendo todos os seus produtos a preços mais baixos se algo der errado.

É por isso que aconselhamos configurar os preços do seu inventário para um grupo específico de produtos e não para todos, focar na sua curva C, por exemplo. Depois de desenvolver uma estratégia de alteração ideal que funcione para o seu negócio, você pode expandir seu portfólio e reduzir os riscos. Lembre-se, ao ter um portfólio de produtos limitado, você pode diminuir as chances de erros e evitar perdas significativas.

Definir Preços de Acordo com as Condições do Mercado

Estabelecer preços para seus produtos de acordo com as condições do mercado é uma estratégia sofisticada de gestão de preços. Recomendamos escolher seus preços mínimos e máximos com base no produto que você vende e garantir que você esteja confortável com eles.

Dessa forma, você pode mitigar o risco de erros de precificação dos seus produtos. Além disso, é crucial focar na margem de lucro e definir as faixas de preços de acordo. Assim, o software que você usa para repricing ajustará os preços dos produtos analisando as alterações nas listagens dos seus concorrentes. 

Evite precificar seus produtos muito alto. Do contrário, você enfrentará um estoque parado, resultando em pesadas perdas financeiras. Além disso, é necessário precificar seus produtos analisando as condições de mercado para alcançar seus clientes e permanecer na competição.

Considere e Analise as Demandas dos Seus Clientes

As estratégias de alteração de preços são principalmente baseadas nas demandas dos seus clientes pelos seus produtos. Por exemplo, é prudente implementar uma estratégia quando há mais demanda pelos seus produtos e a oferta é baixa.

Embora os clientes possam esperar que os preços dos seus produtos diminuam, eles não hesitarão em comprá-los se a oferta for baixa e a demanda for alta. Portanto, as demandas dos clientes pelos seus produtos desempenham um papel crucial na implementação de uma estratégia no momento certo.

Além disso, quando há uma alta demanda pelos seus produtos, você pode aumentar os preços. Os clientes competirão entre si para adquirir aquele produto específico, resultando em mais vendas e retornos mais altos sobre os investimentos.

A Estratégia da Buy Box para Aumentar as Vendas

A estratégia da Buy Box pode ajudá-lo a atrair seus clientes existentes e novos, resultando em aumento nas vendas e retornos mais altos sobre os investimentos. No entanto, é crucial definir os preços de acordo com os requisitos. Dessa forma, você pode manter sua posição na Buy Box.

Lembre-se, a Buy Box e preços competitivos andam de mãos dadas. A primeira aumenta o número de vendas, e a segunda permite que você permaneça na competição. Além disso, é crucial focar no preço ótimo e não apenas em conquistar a Buy Box.

Uma ferramenta de precificação sofisticada utiliza métodos para manter a propriedade da sua Buy Box. Ao mesmo tempo, ela aumenta seus preços e proporciona lucros mais elevados. Alguns especialistas afirmam que se tornar um vendedor Fulfillment do Mercado Livre ou da  Amazon pode impulsionar suas chances de conquistar a Buy Box.

Conclusão

A alteração de preço permite que vendedores e empresas ajustem para cima ou para baixo os preços de seu estoque. No entanto, isso requer um planejamento cuidadoso ao usar métodos manuais. Por outro lado, o software possibilita realizar o trabalho instantaneamente e automaticamente com base na estratégia de precificação predeterminada. Como resultado, você pode superar seus concorrentes, aumentar suas chances de conquistar mais Buy Boxes e aumentar as margens de lucro em cada venda.