Como Definir o Preço de Seus Produtos?

Definir corretamente o preço de seus produtos exige bastante pesquisa e alinhamento com os objetivos do negócio. Não é simplesmente determinar um valor e tudo vai ficar bem.

Definir corretamente o preço de seus produtos exige bastante pesquisa e alinhamento com os objetivos do negócio. Não é simplesmente determinar um valor e tudo vai ficar bem.

Neste artigo explicaremos quais os fatores que você deve levar em consideração na hora de precificar seus produtos para conseguir maximizar sua receita e obter uma boa margem de contribuição. Confira!

Por que pensar na precificação de seus produtos?

Em um primeiro momento, a resposta para essa pergunta parece bem óbvia. Toda transação comercial é uma venda, seja de um produto ou serviço, e, por isso, é importante definir um preço que coloque valor nesses produtos ou serviços.

A questão, na verdade, é um pouco mais profunda do que simplesmente entender que todo produto precisa de um preço. O que temos que tentar definir é: qual é o preço correto?

Antes de mais nada, é importante entender que estabelecer o preço de um produto vai muito mais além do que simplesmente cobrir seus custos de produção e colocar uma margem de lucro em cima disso.

Precificação diz muito sobre o posicionamento e sobre o valor da sua marca frente aos clientes e concorrentes.

Dessa forma, pense sempre nos fatores internos e externos para poder definir um preço adequado para os seus produtos.

O que é preciso para definir o preço dos produtos?

Conforme falamos, os preços não devem ser definidos levando em consideração apenas os fatores financeiros da empresa. Voltar os olhos para o mercado também é importante para definir um preço competitivo.

Olhando para fora: fatores externos para definir preços

O preço é um dos fatores fundamentais do marketing, fazendo parte do famoso conceito dos 4 P’s (preço, praça, promoção, produto).

Nesse sentido, é fundamental analisar os seus clientes e concorrentes para entender como é possível definir preços atraentes, competitivos e que possam refletir o valor e posicionamento correto da marca.

  • Clientes: conheça bem o seu público-alvo (ou persona) para entender qual sensibilidade de preço e o quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu produto;
  • Concorrentes: conheça bem também os seus concorrentes, quais são os preços que eles aplicam e qual a qualidade do produto que vendem.

Com essas informações você já consegue definir o preço de seus produtos utilizando estratégias mais básicas como:

  1. Preço de Diferenciação

A estratégia de Preço de Diferenciação tem como objetivo definir preços que possam diferenciar o seu produto dos concorrentes.

De maneira geral, você pode estabelecer preços acima ou abaixo de seus concorrentes, mas é importante lembrar que o preço reflete a perspectiva de valor que seus clientes possuem de seus produtos.

Dessa forma, preços muito baixos tendem a serem vistos como sendo de qualidade inferior, enquanto preços mais altos tendem a serem vistos como sendo de qualidade superior.

  1. Preço para Penetração no Mercado

Essa estratégia de preço é bastante utilizada para produtos e empresas novas que querem se estabelecer no mercado.

O objetivo é definir preços mais baixos para atrair a atenção dos clientes. Contudo, essa prática deve ser temporária. Ao longo do tempo, manter preços baixos torna-se insustentável por colocar em risco a saúde financeira do negócio.

Dica de leitura: Estratégia de Preço – Como Precificar Seus Produtos?

Olhando para dentro: fatores internos para definir preços

Olhar apenas os fatores externos para definir os preços de seu produto pode ser uma abordagem míope. Isso porque existem fatores internos da empresa que, sem dúvida, devem ser levados em consideração:

  • Margem de Contribuição;
  • Custos e Despesas;
  • Impostos.

Margem de Contribuição

É o percentual de lucro sobre o preço total da venda, descontando impostos, custos e outras despesas.

Podemos dizer que a margem de contribuição é a outra ponta no processo de precificação, além dos preços dos concorrentes.

Nesse sentido, definir qual é a margem de contribuição sustentável e saudável para a sua empresa se manter no mercado é primordial. Sem a determinação desse valor, você estará vendendo e operando às cegas.

Custos e Despesas

Para que você consiga definir preços corretos para seus produtos é fundamental que você conheça todos os seus custos e despesas, que contemplam:

  • Custos de produção;
  • Despesas administrativas (incluindo salários de funcionários);
  • Frete (o frete grátis deve ser administrado com muita cautela);
  • Custos fixos (aluguel, conta de luz, água, etc).

Conhecer bem quais são os custos e despesas do seu negócio permite que você consiga calcular e definir qual o preço ideal para os seus produtos.

Ainda nesse sentido, tenha o controle dos custos e despesas de forma mensal. Dessa forma, você consegue prever e entender as variações e se elas serão refletidas com aumento ou diminuição dos preços.

Impostos

Não tem como fugir deles. Todo comerciante deve saber quais os impostos que incidem sobre suas operações e, minimamente, entender como calculá-las.

Vale ressaltar que os cálculos de impostos não são simples, portanto, se possível peça ajuda para entender como fazê-los.

Alguns exemplos de impostos que podem estar relacionados ao seu negócio são:

  • IPI;
  • ICMS;
  • PIS/COFINS;
  • ISS.

Como definir o preço verificando a Margem de Contribuição?

Com todas as informações em mãos, internas e externas, você pode começar a fazer cálculos para definir qual será o melhor preço para seus produtos.

De forma rápida, você pode verificar a margem de contribuição com a seguinte fórmula:

MC = ((PV – Custos) / PV) x 100

Onde, MC é Margem de Contribuição; PV é Preço de venda e Custos diz respeito a soma de todos os custos envolvidos no seu processo, incluindo impostos.

Então, por exemplo:

Se você definir um preço de 70 reais para o seu produto, baseado nas pesquisas de mercado, e o total dos seus custos é 50 reais, temos:

MC = ((70-50)/70) x 100

MC = 28,6%

Após os cálculos, cabe a você decidir se essa margem de contribuição faz sentido, ou se é possível diminuir um pouco o preço de venda para tornar seu produto mais competitivo, ou se será necessário aumentar o preço porque o objetivo da empresa é ter uma margem maior ainda.

O importante é sempre verificar e analisar as duas pontas da precificação, o mercado e a sua margem de contribuição e tentar definir o melhor preço para o seu negócio.

Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido um pouco mais sobre definição de preços. Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre precificação e vendas, acesse nosso site!